O uso de tecnologias assistivas na inclusaõ de pessoas com deficiência
Por meio da leitura de um artigo da Revista INCLUSÃO -Revista da Educação Especial - publicada em agosto de 2006 cujos autores são: Elisa Tomoe Moriya Schlünzen(professora da Unesp) e Klaus Schlünzen (professor da Unesp) ambos do departamento Matemática, Estatística e Computação e do Programa de Pós Graduação em Educação da FCT/Unesp de Presidente Prudente em São Paulo, descreverei em linhas gerais os resultados obtidos por estes pesquisadores. Ou seja, nesta postagem, será relatado a importância do uso do computador no processo de ensino aprendizagem, enfatizando os recursoss que a tecnologia oferece.
Segundo os autores (2006), por meio da utilização dos recursos das TIC (Tecnologia de Informação e Comunicação) temos a possibilidade da criação de novas maneiras para o desenvolvimento das pessoas com deficiência, pois o uso dos recursos tecnológicos pode ajudar a minimizar a ruptura imposta pela deficiência. Hoje, é necessário que a escola procure novas formas de ensinar para permitir aos alunos aprender por seus próprios caminhos, e não colocando suas necessidades em destaque, mas sim suas potencialidades.
O computador pode ser um instrumento facilitador da construção da aprendizagem e um meio acessível, e que sem ele, a entrada dessas pessoas em diversos espaços seria muito complicada. Devemos então rever o ato de ensinar e promover a aprendizagem, aceitando a diversidade e os desafios que as pessoas com deficiência nos propõem.
Qual a importância de se fazer o uso das TIC no processo educacional para favorecer a inclusão?
As TIC constituem um recurso fundamental para possibilitar o acesso das pessoas com deficiência à escola porque permitem a sua comunicação, a busca e a troca de informação, a construção do conhecimento e consequentemente um melhor desenvolvimento cognitivo. Mas, o preparo do profissional que fará o uso dessas tecnlogias é de estrema importância para que sejam aproveitados os recursos que as ferramentas oferecem, além de que o educador se preocupe com o processo de aprendizagem da pessoa com deficiência, seus interesses, desejos... Para as pessoas com deficiência o computador tem sido usado como recurso para administrar as suas diferentes necessidades dentre as quais podemos destacar:
- Como comunicador;
- Simulador de teclado;
- Emulador de mouse;
- Monitores especiais sensíveis ao toque.
Hoje em dia temos, a existência de sistemas computacionais desenvolvidos para indivíduos com alguma necessidade especial, porém é importante lembrar que que se faça o uso das TIC considerando os anseios das pessoas com deficiência e tornando as seres ativos e capazes de excutar tarefas como desenhar, escrever, criar histórias independentemente e comandar o computador para resolver problemas.
Os autores procuraram investigar os princípios que orientariam o professor na construção de uma metodologia que usa o computador e desenvolva as habilidades do aluno por meio de estratégias como simples como fazer o uso de projetos. E foram desenvolvidos diversos deles com rresultados bastante relevantes. Como por exemplo:- Projeto Autobiografia;
- Construção de Rádio Virtual;
- Construção de Home Page;
- Exploração de recursos da Internet.
Ainda sim, os mesmos retratam que o uso da tecnologia foi articulado ao cotidiano da sala de aula proporcionando a construção do conhecimento. Ou seja, com o profissional envolvido e compromissado para com o aprendizado de seus alunos, todos os benefícios que esta ferramenta pode fazer para a Educação se usada de forma adequada só trará bons resultados e modificará a nossa prática.
Alguns exemplos de TICs assistivos na Educação:
TECLADO ADAPTADO PROGRAMÁVEL

BRAILLE DISPLAY
TRACKER PRO
Click - Tecnologia Assistiva (Produtos para uma vida mais acessível e independente http://www.clik.com.br/clik_01.html)
Referências:
Revista INCLUSÃO - Revista da Educação Especial - Agosto de 2006 págs 46 a 51.



Nenhum comentário:
Postar um comentário