Tecnologia Educacional
Esta obra que possui diversos autores e Lígia Silva Leite como coordenadora do projeto, trata sobre o uso de diversas tecnologias tanto dependentes como independentes que podem ser utilizadas em sala de aula, bem como "Um olhar necessário" que nós como professores devemos ter para como as tecnologias de hoje, mídia, computador, Internet, Video Games estão afetando positiva e negativamente as crianças dessa geração. Nós acadêmicas do curso de Pedagogia, estamos realizando diversas experiências com as tecnolgias educacionais, não somente se tratando do computador, mas também com jogos, cartazes, murais, que também são exemplos de tecnologias que podem ser utilizadas para promover a aprendizagem do aluno. E a leitura desta obra teve muito a somar para o nosso aprendizado. Criamos um BLOG, um e-mail, fizemos o uso do Hagáquê, Power Point, Paint que são exemplos de tecnologias dependendes, pois segundo a autora do livro dependem de recursos elétricos ou eletrônicos para serem utilizadas. Mas, não somente isso, fizemos o uso também de tecnologias independentes, como cartazes, textos, jogos, e livros infantis. Tudo isso, para que quando formos educadoras, em nossa prática saibamos construir e fazer um bom uso desses recursos. Em prol da aprendizagem,como dizia Vigotsky:
"O jogo cria uma zona de desenvolvimento próximo na criança. Durante o mesmo, a criança está sempre além da sua conduta diária; no jogo, é como se fosse maior do que é na realidade. Como no foco de uma lente de aumento, o jogo contém todas as tendências evolutivas de forma condensada, sendo em si mesmo uma considerável fonte de desenvolvimento." (VYGOTSKY, 2000: 156)
Referências:
LEITE, Lígia Silva (org.). Tecnologia Educacional: descubra suas possibilidades na sala de aula. 3ª Ed. Revista e atualizada. Petrópolis: RJ, Vozes, 2009.
VIGOSTSKY. L. El desarrollo de los procesos psicológicos superiores. Barcelona: Crítica, 2000.


